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5 PERGUNTAS PARA SABER SE VOCÊ REALMENTE CONHECE O SEU NEGÓCIO



Ser consciente em relação às dificuldades e qualidades da própria marca é fundamental tanto para transformar as limitações em aliadas, quanto para potencializar os aspectos positivos.


Atualmente, com um mercado que apresenta alta oferta em todas as áreas e está em constante transformação, empresas que sabem ler seus ambientes internos e externos costumam se destacar e entregam resultados muito satisfatórios.


Então, antes de partir para a execução das estratégias e planejamentos de marketing e alcançar o seu impossível, você precisa estar seguro de que conhece bem a sua marca!


Pensando nisso, separamos para você 5 perguntas baseadas em uma técnica chamada análise SWOT. Mas, antes, você sabe o que é a análise SWOT – ou, como foi apelidada carinhosamente no Brasil, a análise FOFA?

É, basicamente, uma ferramenta de marketing que vai te ajudar a gerir seus projetos, de acordo com as FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS da sua empresa! Essa análise vai diagnosticar como estão os ambientes externos e internos da sua empresa, te ajudando a correr menos riscos e apresentar melhores resultados.

Agora que você já entendeu o que é SWOT/FOFA, vamos às 5 perguntas que todo empreendedor deve se fazer? Se liga:

  • Qual é o propósito da minha empresa?

Antes de qualquer coisa, você precisa ter bem claro qual é o propósito do seu empreendimento. Tenha em mente o porquê seu negócio existe! Como o seu produto é importante para o público-alvo ao qual se destina?


  • Quais são os pontos-fortes da minha marca?

Quais são as forças da sua empresa? Como ela se diferencia? O que faz seus clientes se fidelizarem a você? Porque seu cliente ideal optou por você, não pelo concorrente? Dentro da logística de produção, quais facilidades você encontra em relação à disponibilidade dos recursos utilizados no seu serviço?

  • O que, considerando o ambiente interno da empresa, está sendo um empecilho para obter resultados mais ou ainda mais satisfatórios?

O que, dentro da sua empresa, pode ser considerado uma fraqueza? O que está atrapalhado ou dificultando o bom desempenho da marca? Há alguma mão-de-obra, fornecedor ou equipamento que demanda mais investimento financeiro ou mais tempo do que a sua empresa pode dedicar?

  • Como o mercado em que meu negócio está inserido o favorece?


Agora, analisando como a sua empresa se impõe frente ao ambiente externo, quais são os fatores do mercado do seu nicho que te favorecem? Há alguma mudança econômica, tecnológica ou mesmo política que são uma oportunidade para sua marca?

  • Ainda considerando o mercado externo, o que representa uma ameaça para a minha empresa?

Assim como o contexto político, econômico e tecnológico pode te favorecer, também podem dificultar a performance do seu negócio! Como o contexto em que sua marca está inserida pode atrapalhar o desempenho dela?

E aí? Conseguiu responder essas 5 questões fundamentais? Sim? Então é só correr para o abraço! Ou melhor, para a estratégia e planejamento!


Se você não conseguiu, não se desespere: isso é mais comum do que você pensa! Mas, agora que você já sabe que precisa pensar e analisar esses fatores, já está um passo à frente de metade dos seus concorrentes!


Nós, da Propale*com, podemos te ajudar no processo de autoconhecimento da sua marca e no estabelecimento de estratégias poderosas que irão ajudar o seu negócio a alcançar o impossível!


Propale-se!

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