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8 dicas para aplicar Marketing de Relacionamento no seu negócio



Estabelecer uma boa relação de parceria e confiança com o cliente é fundamental para que ele se torne fiel! E é a isso que se dedica o Marketing de Relacionamento – um conjunto de estratégias e ações que visam manter um relacionamento forte, próximo e positivo com os clientes.


Desde o primeiro momento de contato do consumidor com a empresa, é necessário que haja um atendimento que cative, aproxime e conquiste o cliente, mesmo que não aconteça uma venda efetiva. Todo contato com o cliente é uma oportunidade de cativá-lo e fazer com que a experiência com o seu negócio seja mais do que apenas uma compra, mas uma experiência prazerosa e vantajosa.


Como aplicar o marketing de vendas?


Estabelecendo um plano de identificação e aproximação com o cliente, seguindo algumas ações como:

  1. Manter um contato constante com o cliente, informando ofertas e novidades;

  2. Aproximar-se com o seu cliente, parabenizando e felicitando em datas; especiais, como aniversário e ano novo;

  3. Realizar pesquisas de satisfação com os clientes;

  4. Estabelecer planos de fidelidade;

  5. Atentar-se às demandas das redes sociais, interagindo sempre que possível com os clientes

  6. Atente-se aos feedbacks e seja ágil na resolução de problemas

  7. Crie um senso de comunidade, fazendo que o cliente se sinta parte da marca

  8. Demostre segurança e confiabilidade no seu nicho

Seguir esses passos e entender as necessidades e forma de se comunicar com o seu público-alvo vai aumentar a probabilidade dele se fidelizar a sua marca, não só consumindo regularmente, mas indicando a outras pessoas.


É importante lembrar que todas essas ações devem ser adaptadas à forma comunicacional do seu nicho: seja mais formal ou descontraído, o importante é passar verdade e autenticidade. Nada aproximará mais o seu cliente do que ele sentir que o posicionamento e valores da marca são verdadeiros.


Agora que você já conhece o marketing de atendimento, é se jogar nessa estratégia e colher os bons frutos de clientes fidelizados e do famoso “marketing do boca-a-boca".

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