Buscar
  • propale8

MUNDO BANI: COMO TER RESULTADOS COM O NOVO CONCEITO GLOBAL


Não vivemos mais em um mundo VUCA – agora é a era BANI! Mas você sabe o que isso quer dizer?


Na década de 90, em meio à incerteza do pós guerra-fria, estabeleceu-se a ideia de que vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo - o mundo VUCA. Após a crise de 2008, o termo começou a ser aplicado nos negócios e utilizado como ferramenta para a construção de novas estratégias.


Em 2021, no entanto, essa realidade já mudou: ultrapassamos a era VUCA e estamos na BANI.


O que é o Mundo BANI?


Criado pelo antropólogo Jamais Cascio em 2018, o termo ganhou mais força com o início da pandemia e utiliza-se de quatro palavras-base como pilares da sociedade.

Entenda quais são essas palavras e como elas podem te ajudar no seu negócio:


  • Brittle – Frágil

Precisamos entender que o mundo é frágil. A pandemia veio para provar isso: o mundo inteiro em isolamento social e mudando os hábitos de socialização por anos, devido a um vírus. Vivemos incertezas dentro das certezas, inclusive dentro da economia, do mercado e dos negócios.

Por isso, dentro das empresas precisamos adotar o conceito de ser anti-frágil: preparar-se, fortalecer o marketing, ter estratégias bem definidas, planejamento alinhado e ter sempre “uma carta na manga”.


  • Anxious – Ansiedade

Encarar a própria fragilidade e fragilidade da empresa e do mundo desencadeia um senso de urgência que caracteriza a ansiedade. A alta oferta, a volatilidade, a inconstância mundial e econômica nos leva a pensar que devemos agarrar todas as oportunidades sem ter tempo para análise e ponderação - aumentando, assim, a margem de erro, os gastos e os riscos.

Percebe-se, novamente, a necessidade de construir a base de um planejamento estratégico alinhada com os propósitos, metas e valores da empresa.


  • Nonlinear – Não-linearidade

Por falar em planejamento... eles devem levar em conta sempre a constante mudança e a não-linearidade do mundo. Um mundo ligado por conexões invisíveis que mudam o tempo todo.

O planejamento do seu negócio sempre deve ter espaço para mudanças, adaptações e evoluções.


  • Incomprehensible – Incompreensível

Com avanços tecnológicos tão rápidos e com uma rede de dados quantificando o público de modo objetivo, está ficando cada vez mais difícil compreender o mundo e as pessoas.

Estratégia unicamente baseada em dados podem ser arriscadas, pois o ser humano é subjetivo e muda de ideia com facilidade.

Você já deve ter percebido que não estamos falando mais só de uma realidade instável, mas de uma realidade caótica! Para você conseguir lidar com ela é necessário, portanto, saber reagir e acompanhar o que acontece no mundo. Não se trata de esperar um benchmarking, mas de ser o próprio benchmarking.


É preciso construir um futuro para sua empresa baseado em planejamentos adaptáveis, estratégias coerentes, conhecimento profundo do público-alvo e valores da empresa, bem como metas bem traçadas e planos de marketing que conversem com todos esses aspectos!


Nós, da Propale*com te ajudamos em todos esses passos, oferecendo planejamentos estratégicos alinhados com a empresa, aproveitando as forças do seu negócio e trabalhando nas fraquezas, resultando em performances de alto desempenho, resultados surpreendentes e contribuindo para o alcance do impossível da sua empresa!

15 visualizações0 comentário