Buscar
  • propale8

Você precisa conhecer as personas da sua empresa! Mas por que?

Atualizado: 11 de Ago de 2021


Embora seja um termo do marketing que está ganhando cada vez mais destaque, muita gente ainda não sabe o que é ou para que serve, de fato, uma persona. Há, ainda, quem saiba do que se trata, mas a confunda com o conceito de público-alvo – no entanto, eles são coisas bem diferentes!

O público-alvo, em suma, se dedica a uma análise quantitativa dos consumidores (idade, sexo, formação, salário, classe social, local onde mora e alguns hábitos de consumo) da empresa. É um dos primeiros e mais essenciais passos para a construção do cliente ideal e, enfim, da persona.

Ficou confuso? Calma, que a gente te explica!

A partir da análise do público-alvo, você pode começar a entender quem é o seu cliente ideal. Ou seja, aquele que atende as suas expectativas de consumo, considerando fatores reais de engajamento, uso do produto/serviço e frequência de compra. É aquele que realmente se identifica e é fiel a sua marca.

Estabelecido o cliente ideal - e somente a partir daí -, você pode construir a persona da sua empresa.

Mas o que é, afinal, uma persona?

É, basicamente, uma pessoa fictícia construída a partir da imersão nas características reais do cliente ideal da empresa. A persona deve ter um nome próprio, uma idade definida, uma profissão, interesses pessoais, e levar em conta não só características quantitativas e demográficas, mas também aspectos subjetivos como as urgências, desafios, motivações, medos, e angústias que movem esse cliente.

Estabelecer a persona visa facilitar e potencializar a criação de campanhas realmente eficazes, que apresentem resultados alinhados com as expectativas e necessidades da empresa, focando em quem realmente é um possível cliente/consumidor e reduzindo, consequentemente, custos nos processos comunicacionais.

Quer saber o passo-a-passo para a construção de uma persona?


Baixe gratuitamente o nosso e-book!


ebook
.pdf
Download PDF • 3.32MB

Neste ebook prático e totalmente gratuito, você encontra um passo a passo para definir seu público-alvo, seu cliente ideal e a sua buyer persona. Baixe agora!

54 visualizações0 comentário